sábado, 14 de janeiro de 2012

Uma Qestao de Identidade

Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador. Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, (Tito 2:10-12)

1.- Nossa Qualificação: "Povo Especial"

Deus é Santo, isto é, "separado", e o seu povo também é separado. Quando Ele escolheu um povo para o seu serviço sacerdotal, Ele o fez singularizando um homem, Abraão, que foi chamado "para fora" do mundo em que vivia.
Abraão deixou a casa de seu pai as suas terras e partiu para o invisível (uma terra que Deus ainda iria lhe mostrar).
Assim nasceu Israel, um povo que peregrinou no Egito cerca de 430 anos onde acabou se tornado escravo de Faraó até que Deus levantou um homem chamado Moisés para libertar seu povo das mãos de Faraó desta forma fazendo o mundo todo conhecer o Deus Altissimo através dos milagres feitos para o povo de Israel, fazendo conhecidas as suas obras a todos os povos da terra.
Em Deuteronômio 7:6, lemos: "Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que sobre a terra há".
Porque Israel é um povo especial para Deus?
"Primeiramente as Palavras de Deus lhe foram confiadas" (Rom. 3:2b).
Por eles veio a adoção de Filhos (para Deus, em Jesus Cristo, o maior dos Israelitas), e a glória, e os concertos, e a Lei, e o culto, e as promessas (Rom. 9:4).
Porque nós (a Igreja), somos chamados de "povo especial"?
Porque fomos enxertados neles (através de Cristo). Embora a Igreja seja formada na sua maioria de gentios por ex-pecadores de todos os tipos o que leva muita gente a dizer que que todo crente se esconde atraz da bíblia depois de cometer todo tipo de pecado e ai querem dar uma de santinho. E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou. (Atos 10:15)
Não nos esqueçamos de que ela (a Igreja) se iniciou com judeus e somente mais tarde, o Evangelho se expandiu para os gentios.
A ordem de Jesus aos discípulos foi: "Ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel".
Quando uma árvore frutífera é enxertada a uma outra, prevalecerá a qualidade do tronco principal. A Palavra de Deus nos diz que éramos zambujeiros (azambujeiros), isto é, éramos oliveira brava e fomos enxertados na boa oliveira (Jesus Cristo) e assim a qualidade da verdadeira oliveira passou a dominar em nós. O velho homem os velhos costumes, foram substituídos pela nova criatura, adotada como filhos de Deus.
"Vós me sereis povo santo (separado)". Era ordem de Deus para o povo de Israel, ao entrarem em Canaã para possuirem a terra prometida, era uma advertência para que não fizessem uso dos “usos e costumes” do povo daquela terra, porque Deus não aprovava os costumes daquele povo.
A nós é dito: E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2), isto é, não andeis em conformidade com este mundo. "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há; se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele, porque o mundo passa e a sua concupiscência (desejos de bens materiais; vaidades, etc.). Deus nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz".

2. A LUZ DO MUNDO. O Senhor Jesus mesmo foi quem disse que nós somos a "luz do mundo" e não se pode esconder a luz. É fácil identificar a luz. Ela não se oculta, é bem visível, ela é separada das trevas, onde chega, as trevas fogem. Como pois, podemos concordar com as obras das trevas? Deus exige de nós: "Sede santos (separados), mas nós não queremos viver separado do mundo, queremos nos misturar para parecermos igual as outras pessoas, para parecermos que não somos diferentes das outras pessoas e muitas vezes nos pegamos fazendo o que todos no “mundo” esta fazendo e muitas vezes até nos justificando que é difícil ou então que a diferença esta em nossos corações.
Esta não é a verdade, pois Jesus Cristo não se passava por uma pessoa comum Ele se destacava por onde passava por ser diferente por ter atitudes diferente.
A palavra do Senhor diz: Pela árvore se conhece os frutos.
Como pode um cristão filho de Deus, regenerado pelo Espírito Santo, alguém que é a luz do mundo precisar se ocultar em meio as trevas para não ser identificado? "Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo espírito do Senhor (2Cor. 3:18).

3. A CARTA DE CRISTO
Somos a Carta da Cristo, escrita e lida por todos os homens (2Cor. 3:2, 3); somos o bom cheiro de Cristo (2Cor. 2:15).
Não adianta tentarmos, como o apóstolo Pedro, negar nossa identidade. Como poderemos dizer: "não conheço esse homem?", Pedro, a tua fala te denuncia. Não somente a fala de Pedro, mas o seu jeito, o seu vestir, o seu andar, o seu modo de ser, indicavam que ele havia andado com Jesus.

4. A SEMELHANÇA DE CRISTO.
Qual é a nossa identidade? A semelhança de Cristo em nós deve ser a nossa identidade principal.
Os discípulos foram chamados de cristãos, precisamente pela semelhança de Cristo que havia neles. O Espírito Santo estava neles. O Espírito Santo é a verdadeira semelhança de Cristo em nós e por isso Ele quer moldar nossa vida à sua semelhança.
Prezados irmãos o Espírito Santo está em nós, vive em nós, faz morada em nós, então somos o templo do Espírito Santo, e não precisamos nos cobrir com a "tenda mundana". Se somos a carta de Cristo, devemos ser uma carta "sem rasuras" sem manchas, para que o mundo possa ler e ver Cristo em nós que temos a semelhança de Cristo, devemos retratar o seu caráter, a sua simplicidade, a sua humildade, a sua obediência (v. 2Cor. 11:2,3).
Se temos a mente de Cristo, certamente vamos pensar nas coisas que são de cima: O reino de Deus, a Vida eterna, e não nas coisas terrenas, perecíveis, passageiras.
Assim, a nossa identidade será reconhecida, poderemos dizer como Paulo: "Eu sei em quem tenho crido". As fantasias do mundo, jamais poderão roubar a bênção da glória celeste que Deus tem para os seus filhos.

5. A NOSSA LINGUAGEM:
Certa vez, nos tempos dos Juizes, houve uma peleja entre duas tribos de Israel: Gileade e Efraim. Jefté julgava Israel e os efraimitas declararam guerra a Gileade, tribo à qual pertencia Jefté. Então, Gileade fez prisioneiros a alguns efraimitas, para fugirem queriam se passar por gileaditas.
Então para identifica-los lhes foi imposta a seguinte condição: se eles fossem dos de Gileade, deveriam falar: "chibolete".
Pois os efraimitas não conseguiam pronunciar corretamente Chibolete e falavam "sibolete", e assim eram identificados e mortos, porque não possuíam a verdadeira linguagem do povo de Deus.

"Se o teu coração é igual ao meu, dá-me a mão, e meu irmão serás" ( 1Reis 10:15-28).
Identifique-se com Jesus realizando o Culto familiar e Deus se identificará com você!
Joao Carlos Carrara

0 comentários:

Postar um comentário

Template - Dicas para Blogs