sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Seja Homem.

"Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno"." (Mateus 5:37)
Um homem de verdade é um homem verdadeiro, nos dois sentidos. Quero destacar o sentido de verdadeiro como quem fala a verdade, é confiável naquilo que fala, mas também de quem mantém e sustenta aquilo que fala.
Tenho convivido na minha carreira profissional com homens que falam coisas que sabem não ser verdade e o único nome para isso é mentira. Não podemos atalhar ou simplificar, é mentira sim. Se eu falar algo enganado, que eu cria ser verdadeiro ou tinha informações de que era verdadeiro, isso é outra coisa. Mas sabendo que não corresponde a verdade, é mentira.
Também tenho conhecido homens que falam a verdade, mas posteriormente não sustentam suas afirmações. Ou voltam atrás, ou negam ter dito, ou simplesmente se omitem. Isso pode até não ser mentira, mas é falta de confiabilidade e portanto fere o senso de hombridade. Está igualmente errado.
Com grande alegria testifico que também tenho convivido com homens que falam a verdade e sustentam suas afirmações, honram seus compromissos e suportam a tentação de se omitir. São homens tementes a Deus, independente de como creem.
Um homem temente a Deus tem uma única palavra para dizer sim e esta palavra é "sim". Tenho aprendido nesse tempo que a palavra mais libertadora do nosso vocabulário é "não". Quando dizemos um "não" claro, confiável e sustentado, estamos livres. Igualmente a palavra mais escravizadora é "talvez". Nada como um não para nos deixar livres.
Finalmente, atentemos que Jesus disse que tudo que vai além disso, tudo, procede do Maligno. Não creio ser necessário explicar o que seja "passar" nem tampouco explicar quem é o referido. Para mim é o bastante, já sei que vem encrenca e devemos fugir disso.
Devemos ser homens cujo "sim" e cujo "não" reflitam a verdade, se sustentem e nos libertem dos compromissos indevidos. Sofreremos por isso, com certeza. Mas estamos sendo observados pelo Justo Juiz que, no devido tempo, julgará a cada um segundo seus atos.
"Senhor, obrigado por me mostrar o modo correto de expressar minhas afirmações para que eu seja abençoado e possa Te agradar com as minhas palavras."
Mário Fernandez

0 comentários:

Postar um comentário

Template - Dicas para Blogs