domingo, 14 de novembro de 2010

JEOVÁ x BAAL

Quem é Baal? É o supremo deus dos cananeus, correspondendo a Bel, deus dos babilônicos. Tanto Baal como Bel se traduzem por senhor. O Baal cananeu era chamado Baal Semain, isto é, Senhor do céu. Baal era, no tempo de Josué, o deus sol, responsável pela germinação e crescimento da lavoura, o aumento dos rebanhos e a fecundidade das famílias

Vamos olhar para os dias atuais; existem muita gente dizendo acreditar em Deus mas em qual deus estão acreditando e entregando suas vidas?? Vamos perceber aqui que nem todo deus é Deus e que nem todos os caminhos é o Caminho, pois só existe um Caminho Jesus Cristo.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)

Na biblia Jeová, o Deus dos hebreus, promete multiplicar o seu povo. Não haverá mulher que aborte, nem estéril na tua terra; o número dos teus dias cumprirei" (êxodo 23:26) O povo hebreu, assim como você já tem a promessa de Deus sobre a sua vida.

Deus tinha e tem a função de zelar pela fecundidade e pelas famílias. O culto a Baal foi adotado pelos israelitas, especialmente pela licenciosidade dos seus ritos.

Balaque, rei dos moabitas e inimigo de Israel, tentou alugar o feiticeiro Balaão para amaldiçoar Israel, e não o conseguindo, promoveu um culto a Baal, regado a sexo, orgias, no qual caíram os israelitas.

Veja que aqui podemos perceber a astucia do inimigo (satanás) para fazer o homem deixar de servir e crer em Deus.

No tempo do rei Acabe e de Jezabel, o culto imoral a Baal permeou quase toda a nação de Israel. “Então disse Elias ao povo: Eu só fiquei por profeta de Jeová, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens” (I Rs. 18:22). Em toda a nação de Israel, que no tempo de Elias não devia ter menos de vinte milhões de pessoas, somente sete mil eram fiéis a Jeová, isto é, toda a nação adorava Baal e lhe prestava culto, menos sete mil Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou. (I Rs. 19:18).

Satanas tem o habito de copiar e distorcer todas as coisas que Deus criou e não esta sendo diferente nos dias atuais. Deus criou o sexo satanás distorceu a pratica do sexo, Deus criou o vinho satanás distorceu isto e hoje podemos ver milhões de embriagados, drogados pelo mundo, Deus criou a família satanás vem tentando destruir as famílias alo longo dos anos, Jesus nos deixou seus mandamentos “o Cristianismo” nos dias atuais podemos ver um cristianismo distorcido por falsos lideres religiosos.

Jeová tinha muitos nomes, a saber:

Jeová-Jiré (O Senhor proverá) - E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos (Genesis 22:8-14)

Jeová-Nissi (Jeová é a minha bandeira) - E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O Senhor é a minha Bandeira. (Exodo 17:15)

Jeová-Shalom (Jeová é a paz)

Jeová-Samá (Jeová está ali)

Jeová-Tsidkenu (Jeová é a nossa justiça)

Baal também tinha muitos nomes, a saber:

Baal Zefom (Senhor da vigilância) - Ex. 14:2, 9 e Nm. 33:7

Baal Berite (Senhor da aliança) - E sucedeu que, como Gideão faleceu, os filhos de Israel tornaram a se prostituir após os baalins; e puseram a Baal-Berite por deus.(Jz. 8:33)

Baal Gade (Senhor da fortuna) - Js. 11:17

Baal Hamom (Senhor da multidão) Ct. 8:11

Baal Hanã - (Senhor da gentileza)

Os inimigos do povo de Deus estão sempre buscando uma forma de distorcer as palavras de Deus para enganar a todos.

A bíblia se refere a satanás como a um ladrão: O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância (João 10:10)

Havia uma guerra entre Jeová e Baal.

Jeová proibindo e Baal oferecendo.

Nos dias de hoje podemos ver Deus buscando santidade entre o povo, e satanás oferecendo todo o tipo de prazeres as pessoas satisfazendo assim todos os desejos de nossa carne.

Baal satisfazia os apetites sensuais do povo, e Jeová perseguia e matava os seguidores de Baal.

Dezoito milhões adoravam Baal e sete mil somente adoravam Jeová.

Veja você que somente sete mil não participavam dos cultos orgíacos de Baal.

Nessa guerra de preferências, Jeová perdeu para Baal. Pois o povo quer ter prazer carnal e não prazer de estar na presença de Deus, porem o povo não sabe que este prazer é temporário e que a eternidade será de sofrimento.

Todo o povo de Israel, que eram milhões e milhões estavam entregues e seguindo a Baal. Jeová só conseguiu sete mil fiéis. Ora, Jeová se declarou o todo poderoso: Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito (Genesis. 17:1).

Ninguém escapa da sua mão Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão (Dt. 32:39).

O que Jeová determina, ninguém pode mudar (Is. 14:27). Ninguém pode impedir os planos de Jeová (Is. 43:13).

Jeová afirmou que Israel é sua herança (Dt. 32:9; I Sm. 10:1; Sl. 68:9; Sl. 74:2; Jr. 10:16; Jr. 51:19; Jl. 3:2; Mq. 7:14). A herança de Jeová foi usurpada e passou para as mãos de Baal.

O todo poderoso não conseguiu reter a sua herança!! Perdeu tudo. O ouro de Jeová, que era o seu povo, se transformou em barro de Baal. “Os preciosos filhos de Sião, comparáveis a ouro puro, como são agora reputados por vasos de barro, obra das mãos do oleiro” (Lm. 4:2)

A prata de Jeová se tornou em escoria (Is. 1:22), prata rejeitada(Jr. 6:30). “A casa de Israel se tornou para mim em escória; todos eles são bronze e estanho, e ferro, e chumbo no meio do fogo; em escória de prata se tornaram" (Ez. 22:18) e a escória de Jeová é a riqueza e a herança de Baal, veja só em que nos tornamos “escoria” de Deus, porem somos a riqueza e a herança de satanás, eu não quero ser herança de satanás, Jesus morreu para que nos tornássemos seus herdeiros e voltássemos a ser herança do Deus Altissimo.

O Deus vivo foi vencido pelo deus morto. El Shaday, o Todo poderoso, que diz encher o céu a terra (Jr. 23:24) perdeu sua herança eterna para o ídolo, que tem boca mas não fala, tem olhos mas não vê, tem pés mas não anda, tem ouvidos mas não ouve (Sl. 115).

Nos dias atuais podemos ver isto acontecendo pelo mundo inteiro pessoas adorando a idolos, imagens feitas por mãos humanas, podemos ver pessoas adorando a outras pessoas, pessoas adorando seus carros, seu dinheiro, seu status, seus cargos, cometendo assim os mesmos erros que o povo de Israel cometeu.

Uma vez ouvi uma palestra sobre “Vida Financeira” nesta palestra o Pastor e preletor dizia que o dinheiro foi criado por Deus para nos abençoar e não nos amaldiçoar: 1) o dinheiro serve para abençoar a sua vida e a da sua família. 2) o dinheiro serve para abençoar a sua igreja, a igreja onde congregas. 3) abençoar a vida daquela pessoa que esta necessitada.

O dinheiro não foi criado para juntarmos tesouros aqui na terra. Deus quer ver o seu povo prospero, e não um povo avarento, idolatra e soberbo

Tudo isso não teria peso nenhum se Jeová não tivesse falado com voz de trovão, que ninguém pode mudar o que determinou: Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás? (Is. 14:27). Bradou com voz de muitas águas que nada escapa das suas mãos poderosas e divinas. E com voz retumbante declarou: “Operando eu, quem impedirá?” Is. 43:13

Pois Baal, o ídolo de pau e de pedra, inventado pela cegueira e ignorância dos povos bárbaros, mudou tudo, destruindo os propósitos de Jeová. A vitória foi tão grande, que o deus Jeová não teve outro recurso senão destruir e matar o seu povo: Assim, Baal ficou com as almas e Jeová com os cadáveres.

Hoje em dia podemos ver o mesmo acontecendo já que o povo em sua maioria esta tão distante de Deus como naquela época, as pessoas buscando prazeres da carne através do sexo, baladas, bebidas, drogas, mentiras, enganações, corrupção, fornicação, fraudes, adultério, sonegações, etc.....

Talvez por isso Isaías escreveu: “E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda carne a adorar perante mim, diz Jeová. E sairão, e verão os corpos mortos dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu bicho nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará, e serão um horror para toda a carne” (Is. 66:23-24).

Esta é uma visão da eternidade para os pecadores, para aqueles que não querem se voltar para Deus e permanecer servindo aos seus próprios desejos, servindo a Baal

O fogo do inferno consumindo eternamente a carne do pecador e os vermes comendo a carne putrefada do pecador no inferno.

E Baal, no silêncio eterno do deus que não fala não ouve, e nem anda, talvez ele pense pela cabeça dos homens, dizendo: “Mas as almas são minhas. Jeová que fique com a carne podre.”

Se considerarmos que Jeová é realmente o Deus Todo Poderoso, e tudo que acontece neste mundo obedece a seus desígnios, então Baal foi instrumento de Jeová para destruir Israel, pois Baal era mais popular que Jeová: Hoje em dia ser cristão e manter um relacionamento fiel com Deus e com seu Filho Jesus Cristo também não é ser popular diante a midia, podemos ver igrejas, cristão sendo perseguidos por governos e pela mídia, em alguns países ser Cristao significa ser excluído da sociedade e ate correr risco de morte.

“E acontecerá naquele dia, diz Jeová, que me chamarás meu marido; e não me chamarás mais: Meu Baal” (Oseias 2:16). No reino de Judá havia altares nos terraços das casas, nas ruas de Jerusalém, e em todos os lugares e cidades: “Porque, segundo o número das tuas cidades, foram os teus deuses, ó Judá, e segundo o número das ruas de Jerusalém, levantaste altares a impudência, altares para queimares incenso a Baal” (Jr. 11:13). Nos dias atuais podemos ver bares a cada 100 metros, vilas, ruas cheias de prostibulos, templos estranhos a Deus em cada bairro e em alguns lugares diversos destes templos em um mesmo bairro e até mesmo cidades inteiras consagradas a idolatria de um “santo”, “religiao”, “seita”, esta é a nossa realidade e não algo que estou inventando para ter assunto e escrever aqui para você.

“E os Caldeus, que pelejam contra esta cidade, entrarão nela, e porão fogo a esta cidade, e queimarão as casas sobre cujos terraços queimaram incenso a Baal” (Jr. 32:29). Podemos ver o “mundo” sendo assolado por grandes catástrofes, pessoas cometendo os mais diversos crimes hediondos, pais assassinando os filhos, filhos assassinando os pais, é o fogo do inimigo consumindo as famílias, famílias que na sua maioria estão afastadas de Deus e adorando a falsos deuses, queimando incenso em altares de Baal se entregando freneticamente aos seus prazeres pessoais é o “mundo” se entregando a hedonia: Doutrina que considera que o prazer individual e imediato é o único bem possível, e o princípio e fim da vida moral:

Nada disto teria acontecido se Jeová tivesse cumprido a promessa de lançar fora as nações idólatras: Porque eu lançarei fora as nações de diante de ti, e alargarei o teu território; ninguém cobiçará a tua terra, quando subires para aparecer três vezes no ano diante do SENHOR teu Deus (Deut.34:24); E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus,( Deut. 33:2).

Porem Deus tinha que permitir o nosso livre arbítrio, Ele não poderia ficar nos carregando debaixo de suas “asas” é necessário que façamos a vontade do Senhor, mas não que ela nos seja imposta. Aqui em minhas mensagens tenho falado e orientado a todos realizarem o Culto Familiar pois assim você estará atraindo as bençao de Deus sobre a sua casa e sobre a sua família, mas não posso obrigar ninguém a realizar o Culto Familiar, quando oramos para Deus Ele esta de ouvido inclinado para nos ouvir, assim diz a bíblia, porem o inimigo que é a potestade do ar também nos ouve e tenta de todas as formas impedir que eu ou você receba do Senhor suas benção.

Sodoma e Gomorra foram destruídas por causa do pecado e o pecado cometido por eles era a imoralidade sexual, eles já não tinham prazeres com suas mulheres por isso buscavam prazeres homosexuais, tanto que quando o Anjo do Senhor apareceu na cidade parte da população seguiu aos anjos querendo ter relações sexuais com eles, pois eles tinham eram formosos aos olhos humanos.

“Com varão te não deitarás, como se fosse mulher; abominação é. Nem te deitarás com algum animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante algum animal, para ajuntar-se com ele. Com nenhuma destas abominações vos contaminareis, porque em todas estas coisas se contaminaram as gentes que eu lanço fora de diante da vossa face” (Lv. 18:22-24). Hoje podemos ver países onde o homosexualismo é liberado, leis que protegem o homosexual sendo criadas para dar ao homosexual um certo “status” dando ao homosexual direitos especiais, direitos que o cidadão comum também almeja ter e não tem.

Eu deixo aqui uma questão para você pensar: Será o homosexualismo uma doença? Uma nova raça humana? Ou uma distorção da criação de Deus que foi o Homem e a Mulher? Não sei, em minha mente passam diversas coisas, creio que seria necessário um estudo mais aprofundado sobre este assunto.

Jeová garantiu que ia lançar fora aquelas nações idólatras e corruptas, e não cumpriu a promessa. “ESTAS SÃO AS NAÇÕES QUE JEOVÁ DEIXOU FICAR, PARA POR ELAS PROVAR A ISRAEL. CINCO PRÍNCIPES DOS FILISTEUS, E TODOS OS CANANEUS, E SIDÔNIOS, E HEVEUS QUE HABITAVAM NAS MONTANHAS DO LÍBANO, DESDE O MONTE DE BAAL-HERMOM, ATÉ A ENTRADA DE HAMATE” (Juizes 3:1-3)

Deus enviou seu próprio Filho Jesus Cristo para que entendêssemos estas verdades, Jesus através de seu precioso sangue nos resgatou das mãos de Baal e nos deu a oportunidade de nos reaproximarmos de Deus, o nosso Criador. Jesus escolheu morrer por nós e você o que tem escolhido?? ( ) Baal – ( ) Jesus

Jeová deixou Baal ficar em Canaã. Isso dá o que pensar, sendo ele o Todo poderoso.

Livre Arbitrio, era isto que Deus queria que o povo entendesse, você tem o Livre Arbitrio para fazer de sua vida o que queira inclusive viver do jeito que queira, porem nem sempre entendemos os pensamentos e desejos de Deus.

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais (Jeremias 29:11)

Realize o Culto Familiar, Adore ao Senhor Jeová juntamente com sua família, não permita que Baal entre em sua casa!!

Joao Carlos Carrara

0 comentários:

Postar um comentário

Template - Dicas para Blogs