terça-feira, 10 de maio de 2011

Pão Diario


COBIÇA

Quanto a ti, ó filho do homem, os filhos do teu povo falam de ti junto às paredes e nas portas das casas; e fala um com o outro, cada um a seu irmão, dizendo: Vinde, peço-vos, e ouvi qual seja a palavra que procede do SENHOR. E eles vêm a ti, como o povo costumava vir, e se assentam diante de ti, como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza. E eis que tu és para eles como uma canção de amores, de quem tem voz suave, e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra. (Ezequiel 33:30-32)

Deus revelou a Ezequiel um problema que os seus ouvidos ignoravam. Mostravam-se religiosos e expressavam devoção, mas alimentavam a cobiça no seu coração. Dominados por um desejo ávido de ganhos injustos, eram condenados pela Lei de Deus; “Não cobiçaras” (Exodo 20:17a)

Precisam confessar seu pecado e corrigir a sua vida para ouvir o profeta com proveito e obedecer a Deus.

A cobiça é a base de muitos erros (pecados). Geazi, servo de Eliseu, viu que o profeta resolveu não aceitar os presentes oferecidos de Naamã e correu atrás do oficial, alegando que Eliseu mudara de idéia. Recebeu os bens e guardou-os secretamente. A cobiça o levou a mentiras e enganos, e por isso foi julgado pelo profeta, que sabia de tudo por revelação de Deus. A lepra sempre lembraria Geazi do seu pecado; Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve (2 Reis 5:27).

Jesus ensinou que olhar para outra mulher e deseja-la é o mesmo que o ato de adultério, e que ninguém pode servir a Deus e ao dinheiro também. Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus 6:24).

Mais tarde, Paulo escreveu que a ganancia é idolatria. Aquilo que colocamos no lugar de Deus, o primeiro lugar, torna-se objeto da nossa adoração. João contou a historia de Diófenes, que gostava de ser o mais importante. O foco da sua adoração era ele mesmo na posição desejada, sem considerar o prejuízo à causa do Evangelho.

No contexto do versículo em destaque, Paulo mostra que a cobiça é uma manifestação da (má) natureza que herdamos de Adão, incapaz de cumprir a lei de Deus. Mas a culpa é nossa se fazemos o que não queremos e não fazemos o que devemos fazer. Graças a Deus por Cristo, que com seu sangue nos libertou da escravidão do pecado. Por isso podemos evitá-lo, buscando agradar a Deus com a nossa vida.

Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. (Romanos 7:7)

QUEM COBIÇA DESPREZA A BONDADE DE DEUS

Mensagem Extraida do Livro Pão Diário

0 comentários:

Postar um comentário

Template - Dicas para Blogs