quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mais do que Suficiente

O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. (Colossenses 1:15-20)

O que é mais que suficiente para você?

Sua família, seu excelente emprego, seus amigos, uma conta bancária bem recheada ou muitos bens?
Ao fazer uma retrospectiva de sua vida cristã, você poderia afirmar que, ao longo dos anos, tem vivido o Evangelho de um Deus que é mais que suficiente?
Muitos creem que servem um Deus Poderoso, mas parece que esse Deus não é totalmente suficiente quando passam por determinadas situações, pois ficam estressados, desanimados, reclamando pelos cantos etc. Por que isso acontece?
Porque dependendo da maneira como você o vê, é que você vive sua vida cristã.

Se uma pessoa, por exemplo, leva Jesus a sério, colocando-o como prioridade em sua vida, seu viver cristão, consequentemente, será de puro comprometimento com Deus. Por outro lado, se o indivíduo olha para Cristo como um ser que simplesmente fez parte da história, sua vida será insaciável, num aspecto negativo, e distanciada do Pai.
Independente das circunstâncias a sua vida cristã deve ser desenvolvida e fundamentada no Deus que é mais que suficiente.

Porque:
1. Ele é o Deus encarnado (v. 15)
"Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”
Cristo é chamado a "imagem de Deus”, o que expressa de forma sucinta o ensino do Novo Testamento acerca da Pessoa de Jesus e de sua posição. A imagem não deve ser entendida como sendo uma magnitude que é estranha à realidade e presente somente na consciência. Ela é, de fato, a própria realidade. Assim, Cristo, como a imagem de Deus, significa que ele não é uma cópia de Deus, mas a objetivação do próprio na vida humana, a "projeção” do Pai na tela da nossa humanidade e encarnação do divino no mundo dos homens (conforme diz Masson).
Além do mais, ele é o primogênito de toda a criação, ou seja, assim como o filho primogênito tinha certos privilégios e direitos no mundo bíblico, Cristo também tem direitos em relação a toda criação (vv. 16-18). Primogênito, portanto, não pode querer dizer que ele pertence à criação de Deus; pelo contrário, fica em contraste com a obra das mãos do Criador como sendo Jesus o agente por meio de quem todos os poderes espirituais vieram a existir (v. 16). Assim sendo, ele é o Senhor da criação e não tem rival na ordem criada.
Diante disso, a proposta é que você encontre em Jesus o que faltava, ou talvez ainda falte, para complementar sua vida e preencher a lacuna que nela há. Quaisquer outras coisas serão efêmeras e insuficientes se nelas você se apoiar. Porém, se Cristo tiver o lugar de primazia em sua vida, e ela não discorrer da forma que por você foi planejada, não se frustre, pois ela estará fundamentada naquele que é mais que suficiente.

2. Ele é a razão de tudo (vv. 16,17)
"...todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste”.
É ressaltado no texto que Jesus é supremo sobre tudo ("toda a criação”, "todas as coisas” e "tudo”), inclusive sobre os anjos ("principados” e "potestades”). A parte final do versículo 16 declara que Cristo é o alvo da criação; como o derradeiro fim em direção do qual a criação inteira está se movimentando.
Que tal deixar de viver em função de coisas para viver em função daquele que as criou? Quando você busca algo mais em coisas e não o alcança, certamente fica frustrado, mas quando busca algo mais no criador e sustentador de todas as coisas a satisfação é sempre garantida, porque o seu foco não está naquilo que é superficial e insuficiente, e sim no que é perene.
Perceba que esse Deus pode, melhor que ninguém, oferecer-lhe o que tanto procura; até porque ele é o único e verdadeiro Deus e a razão de tudo. Se ele não puder fazer algo em seu favor, ninguém mais o fará. E se por ventura ele não lhe conceder o que tanto deseja é porque, de alguma forma, isso não será totalmente saudável para sua vida. Afinal de contas, aquele que nos criou e sonda os nossos corações (Salmo 139) sabe muito bem o que de fato é o melhor para cada um de nós.
Enfim, ainda que não consigamos aquilo que tanto almejamos, nos satisfaremos no Senhor, pois ele é mais que suficiente!


Pastor Renato (1ª Igreja Ev. Irmãos Menonitas do Jabaquara)

0 comentários:

Postar um comentário

Template - Dicas para Blogs