quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PÃO DIÁRIO - 23 de fevereiro de 2011


LONGE?

Respondeu, porém, Jó, dizendo: Até quando afligireis a minha alma, e me quebrantareis com palavras?

Já dez vezes me vituperastes; não tendes vergonha de injuriar-me.Embora haja eu, na verdade, errado, comigo ficará o meu erro. Se deveras vos quereis engrandecer contra mim, e argüir-me pelo meu opróbrio, Sabei agora que Deus é o que me transtornou, e com a sua rede me cercou. Eis que clamo: Violência! Porém não sou ouvido. Grito: Socorro! Porém não há justiça. O meu caminho ele entrincheirou, e já não posso passar, e nas minhas veredas pôs trevas. Da minha honra me despojou; e tirou-me a coroa da minha cabeça. Quebrou-me de todos os lados, e eu me vou; e arrancou a minha esperança, como a uma árvore. E fez inflamar contra mim a sua ira, e me reputou para consigo, como a seus inimigos.

Juntas vieram as suas tropas, e prepararam contra mim o seu caminho, e se acamparam ao redor da minha tenda.

pôs longe de mim a meus irmãos, e os que me conhecem, como estranhos se apartaram de mim. Os meus parentes me deixaram, e os meus conhecidos se esqueceram de mim. Os meus domésticos e as minhas servas me reputaram como um estranho, e vim a ser um estrangeiro aos seus olhos. Chamei a meu criado, e ele não me respondeu; cheguei a suplicar-lhe com a minha própria boca. O meu hálito se fez estranho à minha mulher; tanto que supliquei o interesse dos filhos do meu corpo. Até os pequeninos me desprezam, e, levantando-me eu, falam contra mim. Todos os homens da minha confidência me abominam, e até os que eu amava se tornaram contra mim. Os meus ossos se apegaram à minha pele e à minha carne, e escapei só com a pele dos meus dentes. Compadecei-vos de mim, amigos meus, compadecei-vos de mim, porque a mão de Deus me tocou. Por que me perseguis assim como Deus, e da minha carne não vos fartais? (Jó 19:1-22)

Alguma vez você já pensou que Deus estava longe, não se importando com seus problermas ou que nem ouvia as suas orações??

Muitas vezes passamos por situações difíceis e nos sentimos abandonados pelo Pai. Oramos e não temos resposta. Acabamos culpando Deus: se Ele esta no controle, e está, então só pode estar contra mim.

No texto de hoje, Jó diz que Deus o estava tratando mal, não lhe respondia, bloqueava seu caminho, via-o como inimigo, afastou-o de todas as pessoas que ele amava, enfim, perseguia-o. É verdadeque sua situação era complicada: perdeu tudo o que tinha e encontrava-se em um estado deplorável (veja Jó 7:5).

Naquela época havia a falsa crença de que um castigo assim tinha de ser conseqüência de pecado. Jó achava que não tinha cometido nenhum pecado!

Logo Deus estava sendo injusto com ele. Jó não sabia que tudo aquilo era uma espécie de “teste de fé”

Às vezes Deus permite circunstancias difíceis em nossa vida, como doenças, perdas, problemas financeiros e na família. Porem, Ele não se afasta quando isso acontece, nós é que, muitas vezes, nos afastamos dele. Tentamos resolver o problema sozinho, reclamamos, culpamos os outros e Deus, ficamos desesperados e choramos sem parar. Pensamos que Deus está longe, mas na verdade Ele permanece ao nosso lado para, se permitirmos, nos ajudar a passar por aquela situação.

Ele não nos faz mal nem é nosso inimigo, ao contrario, continua nos abençoando com seu amor e cuidado. Mas há sim, uma situação em que Deus tem de ficar afastado de nós: é quando fazemos coisas que o desagradam (pecamos). Por ser santo, Ele não pode aproximar-se da impureza, nossas maldades nos separam de Deus (Isaias 59:2)

Pense bem: será que o culpado do “afastamento” é Deus ou é você mesmo?

Humilhe-se, reconheça seus erros e busque a Deus. Ele está sempre perto e nunca nos abandona.

Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido? (Salmo 22:1)

DEUS ESTÁ PERTO – NÓS É QUE NOS AFASTAMOS DELE!

Mensagem extraída do Livro Pão Diário

0 comentários:

Postar um comentário

Template - Dicas para Blogs