quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PÃO DIÁRIO - 25 de fevereiro de 2011


CASAIS

Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês. A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus. Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam a sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam a seus maridos, como Sara, que obedecia a Abraão e lhe chamava senhor. Dela vocês serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo. Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações. (1 Pedro 3:1-7)

Certo dia ouvi uma pessoa perguntando a outra sobre a vida de um determinado casal. O outro respondeu que os dois eram como a tampa e a panela. Isso me fez refletir e concordar: é boa a comparação com esses utensílios de cozinha. Um tem de completar o outro nas suas limitações e adaptar-se a ele. Uma panela com tampa errada ou deformada é quase como se não tivesse nenhuma, ou muitas vezes até pior! Ambas podem atrapalhar uma a outra. Pois bem, mas aqui estamos falando de casais e não panelas. O que faz um casal ser tão bem ajustado? Nossa leitura bíblica de hoje começa dizendo “do mesmo modo”...... que modo?

Vale a pena ler também o que está no capitulo anterior. Ali se fala de Jesus, “pastor e bispo” de suas almas, ou seja, Aquele que cuida da nossa vida e nos instrui, de modo a estarmos bem ajustados, também entre nós. Veja naquele capitulo também como Jesus agiu para poder servir de orientação para nós. É assim que, como a panela com sua tampa, será possível resistir ao fogo dos problemas diários e produzir coisas boas para todos. Continuando na leitura de hoje, Pedro, que era casado e sabia do que falava, dá bons conselhos tanto para a esposa como para o marido. Para a esposa que vive com Deus, que conquiste seu marido para o Senhor por meio de um procedimento carinhoso, mesmo sem falar e sem tentar impor-se a ele, de modo que sua beleza não dependa de adornos externos. Estes de nada servirão se não refletirem a beleza interior. Para o marido, que trate sua mulher com toda a honra que merece uma esposa, que cuide dela nos seus momentos de tristeza como se fosse um vaso delicado que não pode sofrer arranhões, dando-lhe suporte para não cair e não quebrar. Assim, ambos se complementarão e se ajudarão mutuamente para sua própria felicidade e a glória de Deus.

A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.(Proverbios 31:30)

QUANTO MAIS SEMELHANTE A JESUS, TANTO MELHOR PARA NOS ENTENDERMOS

Mensagem extraída do Livro Pão Diário

0 comentários:

Postar um comentário

Template - Dicas para Blogs