sábado, 25 de junho de 2011

APARÊNCIAS - Pão Diário 25 de Junho de 2011

Também vi esta sabedoria debaixo do sol, que para mim foi grande: Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens, e veio contra ela um grande rei, e a cercou e levantou contra ela grandes baluartes; E encontrou-se nela um sábio pobre, que livrou aquela cidade pela sua sabedoria, e ninguém se lembrava daquele pobre homem. Então disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre foi desprezada, e as suas palavras não foram ouvidas. As palavras dos sábios devem em silêncio ser ouvidas, mais do que o clamor do que domina entre os tolos. Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, porém um só pecador destrói muitos bens. (Eclesiastes 9:13-18)

É impressionante como as aparências nos enganam, ou nos deixamos enganar pelas aparencias. Ao refletir sobre isso, lembrei-me de um caso engraçado que ocorreu comigo. Nasci numa família bem simples, mas a sabedoria de meus pais sempre me chamou a atenção. Uma das muitas atitudes sábias de papai foi o fato de ele nos dar acesso à sua oficina. Lá havia de tudo um pouco, mas o que me fascinava era contemplar as ferramentas antigas que meu falecido avô havia deixado.

O curioso é que entre todas aquelas coisas estavam duas argolas penduradas num canto esquecido da oficina. Nunca havia tocado nelas, pois a meu ver, a julgar pela sua cor embaçada, pareciam ser de cobre, e conseqüentemente pesadas. Quinze anos se passaram e, se me perguntassem, eu diria com todas as letras: eram de cobre e pesadas. Porém, qual não foi minha surpresa quando numa bela tarde resolvi testar uma receita de queijo que tinha aprendido no colégio. Fui todo faceiro pegar as tais argolas para usa-las na sedimentação do coalho. Quando as peguei e lavei, veio a constatação: na verdade elas eram leves, de plástico e pretas. É impressionante como nos deixamos levar pelas aparências. Eu podia jurar que aquelas argolas eram de cobre.

O autor de Eclesiastes nos convida a observarmos o nosso dia-a-dia, pois continua sendo tentador darmos mais ouvidos a alguém poderoso do que a um pobre, ainda que este seja muito sábio. Mesmo hoje os simples têm sido deixados de lado ou esquecidos, a despeito de sua possível sabedoria e daquilo que podem fazer pelos outros. Quantas vezes você não perdeu uma oportunidade só porque a idéia veio de uma pessoa “sem importância”?

Que Deus nos abençoe a valorizarmos as boas idéias e, acima de tudo, a não desprezarmos alguém ou alguma coisa olhando apenas para a sua aparência.

Como vimos, as aparências enganam!

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. (1Samuel 16:7)

Deus realiza grandes feitos com recursos modestos

Jesus alimentou mais de 5 mil pessoas com 5 pães e 2 peixinhos

Quem mais olharia para aquele menino vendo a solução para alimentar uma multidão?

Mensagem Extraída do Livro Pão Diário

Visite e divulgue o nosso blog para seus amigos, contatos e parentes: http://wwwBlogdaUncao.blogspot.com/ -- o Blog da Familia!

0 comentários:

Postar um comentário

Template - Dicas para Blogs