sexta-feira, 3 de junho de 2011

A MORTE NA PANELA - parte 1

“Assim deram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer” (2 Reis 4.38-44 ).

As vezes no ato básico da sobrevivência a gente acaba se prejudicando. Na intenção de resolver coisas essenciais que são intransferíveis, que são inadiáveis, que são básicas, na intenção de atender essas exigências mais radicais da vida, a gente acaba fazendo coisas que não deve. O que a gente encontra no texto, é um grupo de pessoas fazendo algo fundamental, algo que eu e você fazemos com regularidade todos os dias. Que é o ato de comer.

No caso da história da Bíblia, que você pode ler todos os versículos para poder entender, temos um grupo de profetas que depois de ouvirem o profeta Eliseu lhes ensinar a palavra de Deus, ficam com muita fome e, naquele momento Eliseu pede que seja preparado o alimento para que as pessoas ali possam almoçar. Ai um jovem vai ao campo e toma algumas ervas para fazer um ensopado, porque não tinham outra coisa para comer na casa. E entre as ervas ele que pega, há uma que era venenosa, mas ele não sabe disso, de forma que joga na panela e faz um caldo gostoso. Todo mundo vai comer. No momento em que começam a comer, alguém grita: “Morte na panela”.

Ai todo mundo pára de comer. Cospe a comida, mas já é tarde.

A comida estava envenenada! Ai Eliseu manda trazer farinha. Ele joga na panela e há um milagre acontece, a morte vai embora, o veneno sai da panela e todos podem tornar a comer o ensopado. Usualmente a farinha não tem esse poder, o de neutralizar veneno e isso seria para a medicina algo totalmente absurdo, mas aqui nós estamos diante de um milagre de Deus e milagre não se explica, se acredita. Eliseu não era bioquímico ou médico que pudesse dizer que farinha corta veneno.

Ele foi apenas um instrumento de Deus e em nome dEle mandou fazer o que se fez

Mas o que isso tem a ver comigo? Você pode estar se perguntando. Tem muito a ver.

Há muita gente sendo envenenada e se envenenando enquanto tenta satisfazer suas necessidades básicas.

Assim como aqueles homens estavam tentando satisfazer necessidades básicas para continuar vivendo, que era comer e se envenenaram, assim também há muita gente se envenenando tentando satisfazer as suas necessidades básicas.

Minha alma foi feita para Deus e eu só me realizo em Deus.

Minha alma foi feita para ter comunhão com Deus e não encontro satisfação enquanto eu não me satisfaço nEle.

Jesus sabendo disso afirmou que Ele mesmo trazia soluções para a vida humana. Ele disse que era o pão da vida e, se eu não me alimento dEle, de Jesus, minha alma não sobrevive.

Quanto Ele diz: eu sou a água da vida, Ele estar dizendo que Ele é a essência da minha própria existência, e que se eu não me abeberar dessa fonte espiritual eu não vou encontrar satisfação para a minha vida jamais.

Só que nesse ato de mitigar sede, de matar fome, de encontrar salvação, de encontrar conforto, de encontrar sentido, de encontrar esperança, de encontrar um rumo, de encontrar Deus, de encontrar vida, de encontrar fé, de encontrar graça, nessa busca de poder, nessa busca de auto-superação, nessa vontade de encontrar uma mão, uma ajuda, nessa ansiedade fundamental de preencher um vazio na alma, um buraco no coração, nessa busca de comer para o ser, há muita gente se matando, muita gente se envenenando, e a gente vê isso todo os dias e isso dá uma pena enorme porque as pessoas só estão querendo apenas comer, elas estão ali querendo apenas se satisfazer, para preencher o vazio do coração e da alma.

E o que elas estão colocando dentro de si é veneno para a alma. E que veneno é esse? Você pode estar se perguntando.

Quero registrar aqui pelo menos 5 tipos de venenos que estão matando espiritualmente muita gente nos dias de hoje.

CONTINUA.......

mensagem escrita por Caio Fábio

0 comentários:

Postar um comentário

Template - Dicas para Blogs