quinta-feira, 10 de março de 2011

Pão Diário - 11 de Março de 2011

RELEVANTE

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra (2 Timóteo 3:16-17)

Às vezes somos tentados a tratar certos princípios e doutrinas da bíblia como irrelevantes. Todavia, no texto de hoje lemos que toda a Palavra de Deus é inspirada e útil. Há, contudo, pessoas argumentando que a bíblia, assim como a conhecemos hoje, já não é a mesma mensagem do passado. É natural que ao longo dos anos a bíblia tenha sido traduzida em linguagens assimiláveis à compreensão de cada geração. Se no passado “homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espirito Santo” Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo (2 Pedro 1:21), o que demonstra o zelo do Senhor, da mesma forma Ele tem velado através dos séculos por sua Palavra, que se destaca por sua singularidade e originalidade.

Um exemplo de texto aparentemente sem muita importância é Exodo 25:12-15. Nele, lemos algo sobre a arca, uma espécie de baú. Há ali uma particularidade que poderíamos classificar de irrelevante; “Mande fundir quatro argolas de ouro para ela e prenda-as em quatro pés....depois faça varas de madeira de acácia, revista-as de ouro e coloque-as nas argolas laterais da arca, para que possa ser carregada. As varas permanecerão nas argolas da arca; não devem ser retiradas”. A arca continha as duas tábuas da Lei e devria estar sempre disponível a ser levada à frente na peregrinação do povo pelo deserto em sua caminhada rumo à Terra Prometida. Além disso, as varas impediam que o objeto santo fosse tocado. Tudo isso parece secundário, entretanto é tão importante quanto a exortação de Jesus diversas vezes repetida: “Vigiem!” (Marcos 13:37). Também quanto aos sinais do fim dos tempos a biblia é clara e devemos dar todo crédito a ela. Leia, por exemplo, Lucas 21:5-36. E, dizendo alguns a respeito do templo, que estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse: Quanto a estas coisas que vedes, dias virão em que não se deixará pedra sobre pedra, que não seja derrubada. E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, quando serão, pois, estas coisas? E que sinal haverá quando isto estiver para acontecer? Disse então ele: Vede não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo está próximo. Não vades, portanto, após eles.

E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas o fim não será logo. Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino; E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu. Mas antes de todas estas coisas lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos à presença de reis e presidentes, por amor do meu nome. E vos acontecerá isto para testemunho.

Proponde, pois, em vossos corações não premeditar como haveis de responder;

Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem. E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós. E de todos sereis odiados por causa do meu nome. Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça.

Na vossa paciência possuí as vossas almas. Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação. Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; os que estiverem no meio da cidade, saiam; e os que nos campos não entrem nela. Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas. Mas ai das grávidas, e das que criarem naqueles dias! porque haverá grande aperto na terra, e ira sobre este povo.

E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem.

E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas. E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima. E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores; Quando já têm rebentado, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão. Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto. Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo aconteça. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar. E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.

Nada na palavra de Deus é supérfluo. Tudo é importante para nos manter alertas, prudentes e vigilantes. Estejamos prontos hoje e sempre a conhecer a Bíblia e a obedecer ao Senhor.

Ordenaste os teus testemunhos com justiça; dignos são de inteira confiança! (Salmo 119:138)

NADA NA PALAVRA DE DEUS DEVE SER DESPREZADO!

TUDO É IMPORTANTE E RELEVANTE!

Mensagem Extraida do Livro Pão Diário

0 comentários:

Postar um comentário

Template - Dicas para Blogs