segunda-feira, 21 de março de 2011

Pão Diário - 22 de Março de 2011

LEMBRANÇAS DE DEUS

E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.

O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque. Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão. Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos. (Numeros 13:26-33)

Depois que Moisés saiu do Egito com o povo de Israel e este chegou à fronteira de Canaã, o destino de sua viagem, ele enviou 12 homens com a missão de espiar a terra. Ao cabo de quarenta dias eles voltaram trazendo os seus relatórios. Dez dentre eles deram um parecer negativo e apenas dois, Josué e Calebe, apresentaram um relatório favorável, baseado na sua confiança em Deus.

Contudo, o povo seguiu a maioria e rebelou-se. Por isso teve de peregrinar no deserto por quarenta anos até que toda a população adulta morresse, com exceção de Josué e Calebe, que conseguiram entrar na Terra Prometida. Foram recompensados porque confiaram em Deus e creram que poderiam ter conquistado o objetivo, enquanto a maioria rebelde não conseguiu receber o premio. O apostolo Paulo, comentando esse incidente, escreveu: “Deus não se agradou da maioria deles por isso seus corpos ficaram espalhados no deserto. Essas coisas ocorreram como exemplos para nós, para que não cobicemos coisas más, como eles fizeram” (1 Cor. 10:5-6)

Josué e Calebe são lembrados como homens de fé. Mas, e os outros? Dificilmente alguém se lembra dos nomes dos outros dez espiões que foram com Josué e Calebe espiar a Terra de Canaã.

No entando, os nomes de todos eles estão escritos na bíblia, um pouco antes do texto que lemos no inicio. Se os nomes de todos estão aí, porque nos lembramos apenas de Josué e Calebe, e isso depois de bem mais que três mil anos?

A razão é simples: somente Josué e Calebe perseveraram em servir a Deus, você tem perseverado? É isto que realmente importa para Deus! Por isso os nomes de Josué e Calebe foram preservados por Deus, para que saibamos que Deus exalta aquele que o serve de todo o coração.

No entanto, mais importante do que ser lembrado pela posteridade é Deus mesmo se lembrar de nós por toda a eternidade, conforme diz o versículo em destaque hoje!

O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. (Apoc. 3:5)

JOSUÉ E CALEBE, DOIS NOMES QUE DEUS NÃO ESQUECE

E QUE PARA NÓS VALE A PENA LEMBRAR COMO EXEMPLOS

Mensagem Extraída do Livro Pão Diário

Acompanhe as Mensagens do Pão Diário através do nosso blog

BlogdaUncao, o blog da Familia!! – http://wwwBlogdaUncao.blogspot.com/

1 comentários:

Karinna* disse...

*Promissora palavra para mim hoje. Perseverar tem sido um desafio diário.
Grata por essa abençoada partilha. Tenho tentado perseverar usando os momentos da terapia da minha doença para falar do Grande Amor do Pai, meu Médico dos Médicos.
Abraços em Cristo
Karinna*

Postar um comentário

Template - Dicas para Blogs