quarta-feira, 16 de março de 2011

Pão Diário - 16 de Março de 2011

O PRÓXIMO

E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira. (Lucas 10:25-37)

Certa ocasião, ainda antes de entregar minha vida a Deus, eu vinha caminhando na rua com um amigo quando vimos um homem caído na calçada, espumando pela boca. Aquilo me sensibilizou e liguei de um orelhão para o pronto socorro, pedindo ajuda. Ai meu companheiro me disse: “Estás dando uma de bom samaritano”. Eu nunca imaginaria que estivesse falando dessa historia que Jesus contou a um mestre da lei, mas ela é tão conhecida porque é muito expressiva e traz um recado importante para nós. Penso que tanto aquele mestre da lei como o sacerdote, o levita e o samaritano são retratos daquilo que nós também somos. O mestre da lei representa as pessoas que estudam e sabem o que Deus quer delas, mas ficam somente na teoria , não praticam o que aprenderam,contentam-se consigo mesmas e assim caem em contradição. O sacerdote é o líder religioso que se acha importante e acaba sendo vitima do seu orgulho. O levita, imagino, representa as pessoas para quem parece suficiente seguir formalidades religiosas, como freqüentar uma igreja ou observar algumas regras , mas que se afastam de quem realmente precisa do seu amor. O samaritano é aquele que nos surpreende, prestando auxilio ao próximo. Todos nós temos momentos em que um ser humano ferido necessita de uma resposta às suas necessidades, e então precisamos deixar de ser mestres, sacerdotes ou levitas para nos transformar-nos em samaritanos, e não importa para quem seja, aliás, muitas vezes não será aquele que achamos mais simpático.

Receber o amor a Deus e também amá-lo é vital para nós, sem esse amor, mesmo obras de caridade não terão valor, mas se estas não existirem, aquilo que chamamos de amor a Deus será falso, conforme diz o versículo em destaque acima.

Portanto, ser “samaritano” também é indispensável!

Se alguém afirmar: Eu amo a Deus, mas odiar o seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê (1 Joao 4:20)

COM O AMOR DE DEUS NÃO SE ESCOLHE A QUEM AMAR

Mensagem extraída do Livro Pão Diario

0 comentários:

Postar um comentário

Template - Dicas para Blogs